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Tecnotermo Isolantes Térmicos

Tubos Bi-partidos


Tubos Bi-partidos

Tubos Bi-partidos

Apresentação

Isolante térmico cilíndrico, bi-partido de lã de vidro, aglomerado com resina sintética e revestido com gaze industrial.

Cor

Amarelo

Utilizações

Em tubulações que operam em baixas e em altas temperaturas com diâmetros de até 14".

Temperatura de utilização

-200°C à +450°C

Comportamento ao fogo

Incombustível (Cert.nº 543.438-IPT)

Especificação

Densidade: 60kg/m³

Tubos Bi-partidos

Isolamento Térmico

Tubos Bi-partidos

Medidas efetuadas no laboratório da ISOVER-SAINT GOBAIN(França)

Outras Características

  • Absorção do vapor d'água: 1%(máx.)
  • Alcalinidade: 0,6%(máx.) de Na2O.
  • Calor específico: 0,2Kcal/kg°C.
  • Não sofre com as tensões de dilatação e contração com as variações de temperatura.
  • Não corrosivo. Não ataca aço inox.
  • Inatacável por agentes químicos (com Exceção do ácido fluorídrico).
  • Ausência de material não fibrado (pérolas ou agulhas).
  • Pode ser fornecido com revestimento para barreira de vapor, tipo FSK (folha alumínio + papel kraft + tecido de reforço).
  • Atende as normas: ABNT-EB-329 Petrobrás-1618

Montagem e Acessórios

As calhas são amarradas na tubulação com arame (BWG 16 ou 18). As juntas longitudinais devem ficar localizadas na parte da tubulação.

Tubos Bi-partidos

As pontas dos arames devem ser enterradas no isolante a fim de que não venham a ferir a eventual barreira de vapor ou revestimento.

Para a isolação das curvas, os Tubos bi-partidos Super Tel podem ser facilmente cortados a 45° ou em gomos (Curvas muito abertas).

Tubos Bi-partidos

Tubulação para fluídos frios

Em se tratando de tubulações frias, deve-se tomar algumas precauções:

Proteção anti-corrosão

As tubulações devem ser protegidas contra a corrosão com a aplicação de uma camada de primer asfáltico. Esta operação deve ser precedida de uma limpeza com escova metálica ou jato de areia, a fim de eliminar qualquer traço de oxidação.

Barreira de vapor

Deve-se impedir a penetração de vapor d'água do ar atmosférico no interior do isolante, colacando-se uma barreira de vapor eficiente e durável.

  • Até 0°C: 2 demãos de frio-asfalto com interposição de uma camada de véu de vidro.
  • Abaixo de 0°C: Polietileno com 120 microns colado com asfalto 084.
    -Folha de alumínio de 50 microns colado com asfalto 084
    -Frio-asfalto em 2 camadas intercaladas com véu de vidro.
    -Feltro lã de vidro tipo FSB-35-13 mm.

Revestimentos

As calhas devem ser protegidas contra choques mecânicos e agentes externos. A escolha do revestimento adequado depende, portanto, das características do local onde se encontra a tubulação.

Os revestimentos mais utilizados são:

Revestimento metálicos

  • alumínio corrugado;
  • chapa de alumínio liso;
  • chapa de aço galvanizado ou galvanizado pré-pintado.