Segmentos rígidos em lã de rocha basáltica THERMAX® suportados por um laminado constituído de alumínio, entremeado por uma trama de fios de vidro ou poliéster, conferindo ao produto grande resistência ao manuseio.
Os segmentos são dispostos sobre o laminado com as fibras orientadas no sentido vertical, resultando num produto maleável e de grande resistência a compressão.
Principalmente utilizados no isolamento térmico e acústico de superfícies cilíndricas com diâmetros acima de 6 polegadas.
Adaptam-se também ao isolamento de flanges, válvulas, grupos de tubulações e tanques de armazenamento e processo. São facilmente cortáveis, dispensando mão de obra especializada e eliminando perdas de materiais na obra.
Térmica
Possuem baixo coeficiente de condutividade térmica, proporcionando economia de energia com baixos investimentos.
Acústica
Suas altas densidades e elevados índices de absorção acústica proporcionam sensível redução na transmissão do som.
Comportamento ao fogo
A lã de rocha basáltica THERMAX®, é incombustível, resistindo a temperaturas de até 750 °C,sem modificações em sua estrutura física. Suporta picos de temperatura superiores a 1000°C,o que torna seu uso ideal para equipamentos sujeitos a súbitos descontroles de temperatura.
Físicas
Resiliência: recuperam a espessura original, após a retirada da força que causou a deformação.
Resistênciaà água:a lã de rocha basáltica THERMAX® é repelente à água na forma liquida devido aos aditivos adicionados ao produto. O laminado aluminizado protege o produto, mesmo antes de receber o capeamento definitivo.
LAMEL-MAX® não ataca as superfícies com as quais mantém contato, sejam externas ou o casco do equipamento.
Os feltros de lamelas podem ser fornecidos com acabamentos superficiais diversos, para finalidades especificas.
Os acabamentos disponíveis são: PVC,alumínio reforçado, véu de vidro, véu de poliester , tecido de vidro etc...
ABNT- BR11364
Petrobrás N - 1618 - C
Devem ser fixados com duas cintas de alumínio de 1/2" de largura, a cada 400 mm. Em ambientes protegidos das intempéries, não há necessidade de proteção adicional. Recomenda-se, vedar as juntas com fita de alumínio auto-adesiva.
Em tubulações e equipamentos externos, devem ser protegidos com chapas metálicas lisas (espessura mínima = 0,5 mm) ou alumínio corrugado (espessura 0,40 mm).
Estão sua disposição as "Tabelas de perdas de calor e temperaturas superficiais externas em sistemas isolados com lã de rocha basáltica THERMAX®.